Carregando agora

Os 5 Melhores Jogos de terror do PS2 que você precisa jogar

Prepare o coração! Relembramos os 5 melhores jogos de terror do PS2 que definiram o género. De Silent Hill 2 a clássicos cult, veja quais títulos ainda dão pesadelos hoje.


Se você viveu a era de ouro do PlayStation 2, sabe que o console não era apenas casa de grandes aventuras, mas também o berço dos maiores pesadelos digitais da história. Foi nessa geração que o terror deixou de ser apenas “susto barato” para entrar na sua mente, mexer com o seu psicológico e te deixar com medo de ir buscar água na cozinha de madrugada. E não estamos falando apenas de nostalgia; muitos desses jogos envelheceram como um bom vinho (ou um cadáver bem conservado).

Silent Hill 2

Quando falamos no topo da cadeia alimentar do horror, é impossível não começar com Silent Hill 2. Esqueça os monstros genéricos; aqui, o verdadeiro inimigo é a culpa do protagonista, James Sunderland. A Konami entregou uma obra-prima onde a cidade se molda aos traumas de quem a visita. A neblina densa, que escondia as limitações técnicas do console, acabou virando a assinatura visual mais aterrorizante dos games. O som do rádio chiando quando algo se aproxima ainda causa arrepios em qualquer veterano, e a história de James continua sendo, para muitos, a melhor narrativa já escrita num jogo do género.

Resident Evel 4

Enquanto Silent Hill cuidava do terror psicológico, Resident Evil 4 chegou chutando a porta e mudando a indústria para sempre. Pode não ser o jogo mais assustador da lista no sentido tradicional, mas a tensão de ser cercado pelos Ganados numa vila espanhola hostil é inigualável. A Capcom revolucionou a câmara sobre o ombro, que virou padrão para quase tudo o que jogamos hoje. A mistura de ação frenética com aquela atmosfera opressiva — quem não se lembra do som da motosserra do Dr. Salvador? — garante o seu lugar eterno no pódio. É o equilíbrio perfeito entre pânico e poder de fogo.

Resident-Evil-4-HD-Remaster-ResidentEvil4-ResidentEvil4HD-ResidentEvilRemaster Os 5 Melhores Jogos de terror do PS2 que você precisa jogar
Fonte: Playstation

Fatal Frame II: Crimson Butterfly

Mas se você quer sentir medo puro, daquele que te faz querer desligar a TV, Fatal Frame II: Crimson Butterfly é a pedida obrigatória. Diferente de Resident Evil, aqui você não tem uma caçadeira ou lança-granadas; sua única arma é uma câmera fotográfica velha, a Camera Obscura. A genialidade desse jogo está em te obrigar a fazer o que seu instinto mais rejeita: encarar o fantasma de frente e esperar o último segundo para tirar a foto e causar dano. A história das irmãs Mio e Mayu perdidas numa vila amaldiçoada japonesa traz um peso emocional e uma atmosfera sufocante que poucos jogos conseguiram replicar.

Siren (ou Forbidden Siren)

Mergulhando no lado mais “hardcore” e perturbador, temos Siren (ou Forbidden Siren). Criado por ex-membros da equipe de Silent Hill, esse jogo não segura a sua mão — ele a torce. A mecânica de “Sightjacking”, que permite ver através dos olhos dos inimigos (os Shibito), cria uma tensão voyeurística única. Você sabe onde eles estão, vê o que eles veem, mas se sente impotente. A narrativa é fragmentada, não-linear e exige que o jogador monte um quebra-cabeça macabro para entender o que está acontecendo na vila de Hanuda. É difícil, é frustrante às vezes, mas a recompensa é uma das experiências mais aterrorizantes do PS2.

Regra de Rose

Para fechar nossa seleção com chave de ouro (e um pouco de polêmica), precisamos falar de Regra de Rose. Esse é aquele “clássico cult” que muita gente não jogou na época, seja pela distribuição limitada ou pelas controvérsias que o baniram em alguns países. A história, que gira em torno de crianças num orfanato nos anos 30 e uma hierarquia social cruel chamada “Red Crayon Aristocrats”, toca em tabus e horrores psicológicos que fogem do sobrenatural óbvio.

A jogabilidade pode ser travada para os padrões de hoje, mas a trama envolvendo a protagonista Jennifer e seu leal cachorro, Brown, é uma das mais perturbadoras e originais já feitas. Se você quer algo que foge do óbvio, é esse.


E aí, a lista fez justiça ou deixamos passar o seu favorito? O PS2 tem uma biblioteca gigante de horror (Haunting Ground e Kuon que o digam!), então conta pra gente nos comentários qual jogo te tirou o sono!

Compartilhe

Publicar comentário